Como aprimorar o seu FOCO!

FOCO - É uma habilidade que muitas pessoas tem dificuldade em desenvolver, sobretudo quem precisa criar arte em sua casa, escrever ou estudar. Qualquer trabalho intelectual de produção exige certa dose de foco. Eu já tive muito problema com isso, mas hoje em dia eu consigo manter o foco por um bom tempo, sem muita procrastinação. Para ajudar você que precisa focar mais, eu criei esse vídeo com algumas dicas práticas. Espero que seja útil!

A primeira dica que eu posso dar sobre foco é a seguinte: Aprenda a desescolher o que não vai fazer tanto quanto você escolhe o que vai fazer. Se você escolhe fazer alguma coisa mas não desescolhe as outras, termina ficando com atividades acumuladas em sua mente que podem lhe atrapalhar. É muito comum a sensação de estar se sentindo culpado com algo que você não está fazendo, ou que gostaria fazer. Isso cria um bloqueio mental que tira a sua concentração. É importante fazer alguns sacrifícios. Estipule as suas prioridades e faça-as primeiro. Se der, você faz outras coisas, mas determine o que é mais importante e se comprometa a cumprir aquilo que você determinou.

O foco não é uma cosia simples de sentar e ficar concentrado numa coisa só. É um processo com muitas variáveis. Você precisa de motivação para colocar em prática as ações necessárias para cumprir aquilo que você determinou.

Você precisa estabelecer um objetivo bem definido. Você precisa justificar o por quê de você estar tomando aquelas ações. Nessas horas, precisamos ser honestos pois nem sempre as nossas motivações são nobres. Precisamos encontrar e definir melhor os nossos valores que nos movem. Porque nós buscamos aquilo que buscamos?

Se você sabe o que quer e porque quer, e se esse motivo é forte o suficiente, e está de acordo com os seus valores, fica muito mais fácil manter o foco. Basta fixar na mente as suas razões para se manter firme e continuar as suas atividades. É mais difícil fazer do que falar. Mas acredite, isso funciona. Falo por experiência própria. Nada melhor do que saber claramente pelo que você luta todos os dias.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Um grande abraço e até mais!

Pedro Ponzo.

 

 

Confira o Vídeo!

Posted in Mindset.