Introdução à Perspectiva

PERSPECTIVA é muito mais do que uma técnica para desenhar cenários. É o conhecimento de certas leis naturais e a sua aplicação na arte, geometria e outras ciências. Para desenhar com perspectiva precisamos compreender essas leis de percepção e o modo como são colocadas em prática no trabalho artístico.
 
Nesse vídeo eu faço uma introdução ao conceito de perspectiva, o seu significado e importância que assume na arte e na ciência, e falo sobre algumas técnicas básicas de aplicação na arte.
 
O princípio da perspectiva é a compreensão de que ela não é uma técnica apenas, nem mesmo um conjunto de técnicas. A perspectiva é na verdade um recurso da mimese, uma forma de criar uma ilusão de realidade através da arte, e dela participam várias técnicas diferentes. Você pode considerar as disciplinas da arte visual de uma forma muito mais integrada, em um conjunto.
 
A arte figurativa tem vários recursos que colaboram para criar a ilusão de uma realidade. Um deles é a associação simbólica entre as formas que estamos acostumados a perceber e as formas que são representadas em uma obra de arte. O volume dessa forma representada é uma ilusão tridimensional criada em uma superfície (teoricamente) bidimensional.
 
Existem várias técnicas que ajudam a ressaltar a mimese, ou seja, a representação de algo que pareça tridimensional, que pareça ter uma realidade palpável.
 
A mudança de dimensão é uma das principais. Quando colocamos um objeto mais próximo do observador, ele parecerá maior para ele, e parecerá menor quando colocado mais distante. Associamos naturalmente a distância a objetos menores, e a proximidade a objetos maiores. A sobreposição é um outra técnica. Se o objeto A cobre parte do objeto B, o objeto A parecerá mais próximo, e o objeto B mais distante.
 
Essas duas técnicas de perspectiva são recursos de ilusão. Ferramentas para ressaltar a sensação de que algo é tridimensional, enquanto na verdade é apenas linhas e manchas em um papel ou tela. O olho humano está muito acostumado em perceber as coisas de certa maneira e por isso é facilmente enganado. Várias ilusões de ótica são utilizadas no cinema e na fotografia.
 
Conhecer a perspectiva de forma mais aprofundada é um diferencial para o artista que se utiliza do figurativismo. A perspectiva é uma disciplina fundamental das artes visuais.

Perspectiva Para perceber o Mundo e Para Recriá-lo Através da Arte!

Posted in Desenho.