NARRATIVA GRÁFICA para quadrinhos: 7 dicas práticas!

Uma seleção especial de 7 dicas sobre NARRATIVA GRÁFICA para quadrinhos! Histórias em quadrinhos é uma linguagem que se utiliza da arte visual para contar histórias. É muito importante saber como fazer uma narrativa bem feita, organizando bem a sequência das imagens.

Partindo do roteiro, o quadrinista distribui na página as imagens que correspondem às cenas utilizando critérios de composição, dramaticidade, variação de ângulos e expressões.

Utilizar a luz e a sombra também são importantes nessa arte. Desenhar bem ajuda muito, mas o que vai determinar a qualidade da narrativa é boa seleção das cenas que vão ser representadas na sua página de quadrinhos.

Não importa qual seja o seu estilo de desenho. Pode ser mais mangá, como Naruto ou Dragon Ball, ou super-heróis, como Batman ou Homem-Aranha, ou mesmo um estilo mais autoral e independente. As dicas que eu ensino qui nesse vídeo vão te ajudar a organizar as suas ideias e colá-las no papel, representando graficamente uma história que você elaborou anteriormente no seu roteiro.

Os LAYOUTS são uma forma você planejar bem a sua narrativa antes de desenhar a sua página original. Fazer esses esboços rápidos vão lhe ajudar a ter uma noção mais clara do que você vai precisar aplicar no desenho final.

Nesse vídeo eu também falo sobre a importância de simplificar a formatação da sua narrativa. Quadrinhos pode ser muito complicado, mas se você fizer muitos recursos de narrativa, como margens adornadas e distorções de requadro, o que acontece é que pode terminar confundindo o leitor.

Selecione bem as cenas, os momentos-chave da sua história.

Essas dicas vão facilitar a produção e a experiência de leitura da sua HQ!

Narrativa é a Essência da Linguagem dos Quadrinhos!

Posted in Narrativa.