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Linha do Horizonte e Ponto de Fuga

PERSPECTIVA LINEAR é uma das principais técnicas das artes visuais. Ela se baseia em princípios matemáticos deduzidos a partir do funcionamento da percepção visual humana. No vídeo anterior eu demonstrei que existem várias formas de desenhar em perspectiva, de criar a representação tridimensional em uma superfície (teoricamente) bidimensional. Nesse vídeo eu explico os dois princípios fundamentais da perspectiva linear: linha do horizonte e ponto de fuga.

A arte figurativa se baseia na imitação da natureza. Ela procura representar em uma superfície ou objeto formas semelhantes às que percebemos objetivamente, entre elas a figura humana. A essa imitação os teóricos de arte chamam “mimese”. A mimese tem uma função semelhante no teatro, quando um ator representa um papel, imitando os trejeitos de certo personagem diferente de si mesmo, e simulando condições emocionais. Nas artes visuais a mimese se refere à imitação das formas da natureza através da representação artística, seja ela desenho, pintura, escultura, ou outra. Por muito tempo a mimese foi um fator primordial nas artes visuais, pois o artista, sobretudo o pintor e o escultor, tinham a responsabilidade de ser também retratistas, antes do advento da fotografia.

A perspectiva linear como a conhecemos hoje é relativamente recente. Os princípios matemáticos que regem a percepção humana foram aplicados à arte visual em meados do século XV, pouco antes da renascença italiana. Esses princípios ajudaram os artistas a avançarem muito na capacidade de mimese, alavancando a “qualidade” da arte a níveis antes nunca alcançados. A mimese se tornou um dos principais parâmetros de medida para a qualidade de uma obra de arte, ao lado de outros, como a harmonia de cores e composição. Essa obsessão com a forma foi quebrada no impressionismo e resgatada no neoclassicismo.

Os dois princípios fundamentais da perspectiva linear são: linha do horizonte e ponto de fuga.

A linha do horizonte é uma linha imaginária, hipotética, que separa o céu e a terra. É a referência principal de uma composição figurativa em perspectiva, pois indica a altura do observador. A palavra-chave da perspectiva é: ponto de vista. Toda a composição em perspectiva está sendo construída a partir de um certo ponto de vista, ou seja, mais do alto, mais de baixo, reto ou inclinado.

Esse ponto de vista é indicado pela altura em que é colocada a linha do horizonte em relação ao espaço do papel ou da tela. Uma linha do horizonte traçada mais acima no papel indica que observador está olhando a cena de cima para baixo, enquanto uma linha do horizonte traçada na parte debaixo do papel indica que o observador está observando a cena de baixo para cima.

O ponto de fuga indica a convergência das linhas paralelas. As linhas paralelas parecem se aproximar na medida em que se distanciam, e um ponto de fuga é a referência que indica essa convergência de linhas em uma mesma direção. A distorção dos objetos na media da em que se afastam, mudando de dimensão, foi citada no vídeo anterior. A perspectiva linear é uma forma de controlar de forma mais ou menos precisa essa mudança de dimensão dos objetos, colocando-os em convergência num mesmo ponto de fuga. Se os objetos estiverem rentes ao chão, esse ponto de fuga se encontrará precisamente sobre a linha do horizonte.

Esses princípios teoricamente complexos são muito simples na prática. Uma linha horizontal, um ponto sobre essa linha, e várias linhas traçadas a partir desse ponto. Com essa simples fórmula, você poderá começar a construir objetos com bastante precisão e aprimorar a sua capacidade de mimese. Isso dará uma sensação de um ambiente mais concreto em suas histórias em quadrinhos, desenhos ou qualquer qualquer outra expressão visual figurativa.

 

Um abraço,

Pedro Ponzo.

Sobre o Autor

Pedro Ponzo
Pedro Ponzo

Sempre fui apaixonado por histórias em quadrinhos, por todas as possibilidades desta linguagem artística. Depois de atuar profissionalmente em vários mercados de ilustração e quadrinhos, hoje me dedico à minha arte autoral. Sou o criador de Método Arte dos Quadrinhos, que ajuda as pessoas a criar e publicar as suas próprias HQs.

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