fbpx
Realização Artística VS. Realização Profissional

Qual é o seu caminho?

Muita gente confunde realização artística com realização profissional. O problema é que o papel do artista na sociedade nem sempre é muito claro. Ele é o sujeito que tem uma “inspiração artística”, que expressa livremente a sua beleza? Ou é um trabalhador como outro qualquer, exercendo a sua função e recebendo o seu pagamento?  

O artista tem a tendência natural de buscar a realização da sua arte, de fazer aquilo que gosta e anseia. Isso por vezes o afasta do resto do mundo, e o faz ignorar leis de mercado, levando a uma arte autêntica porém, se me permite dizer, alienada. Uma “boa arte” para o indivíduo que a cria não é necessariamente uma “boa arte” para sociedade ou determinado mercado.

Por outro lado, o artista que pensa sobretudo em ganhar dinheiro, que se dobra sem escrúpulos às exigências do mercado, se vê muitas obrigado a moldar a sua arte, adaptando a sua expressão original para torná-la comercial. Ele cria um produto a ser consumido.

Esse conflito é típico do artista, e por isso eu criei esse vídeo para lançar luz a essa questão e ajudar você a distinguir melhor a relação entre realização artística e realização profissional.

Você decide, e precisa pagar para ver!

No meu caso, tive um amargo despertar quando comecei a trabalhar para o mercado americano. Decidido a ganhar muito dinheiro com a minha arte, passei a topar qualquer mudança necessária para conseguir um traço comercial. Eu estava chegando lá, mas isso tornou o meu desenho tão frio e calculista que para mim simplesmente deixou de ser arte. Meu desenho virou um trabalho qualquer, como corretagem de imóveis ou investimento em ações (nada contra essas atividades).

Resolvi abandonar o mercado americano, e direcionei a minha profissão para o ensino de arte. Isso me permitiu tempo livre para criar arte do jeito que eu sempre quis. Essa foi a forma como eu conciliei as coisas, mas talvez seja diferente para você.

Algumas artes da minha época como profissional no mercado americano.

Muitos artistas vivem realizados com uma profissão paralela, criando a sua arte livremente. Outros preferem adaptar radicalmente o seu trabalho para se estabelecer no mercado de quadrinhos americanos ou de ilustração. Alguns têm a sorte da sua arte verdadeira e original coincidir com a tendência de mercado, e ganham muito dinheiro enquanto desenham exatamente do jeito que gostam.

A boa notícia: É possível se inserir no mercado preservando a sua essência, mesmo moldando e adaptando o seu trabalho. Não é necessário que você deixe de lado as características que tornam a sua arte única. Às vezes eu faço alguns trabalhos profissionais de ilustração ou quadrinhos, desde que me permitam uma certa liberdade criativa.

Faça uma sondagem de mercado e planeje bem os seus passos. Veja se o dinheiro que você vai ganhar com a sua arte vai lhe dar o estilo de vida que você quer, ou se é melhor continuar a investir em uma carreira paralela, deixando tempo livre para criar a sua arte a seu modo.

Não há fórmula secreta, não há certo e errado. Depende apenas daquilo que você quer para a sua arte, para o seu trabalho e para a sua vida. Encontre o seu caminho, seja ele qual for. Eu te desejo toda a sorte e sucesso!

Um abraço,

Sobre o Autor

Pedro Ponzo
Pedro Ponzo

Sempre fui apaixonado por histórias em quadrinhos, por todas as possibilidades desta linguagem artística. Depois de atuar profissionalmente em vários mercados de ilustração e quadrinhos, hoje me dedico à minha arte autoral. Sou o criador de Método Arte dos Quadrinhos, que ajuda as pessoas a criar e publicar as suas próprias HQs.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. […] E ao mesmo tempo me esforçava para aprimorar o meu próprio trabalho. Afinal, só podemos ensinar bem aquilo que realmente dominamos, não é verdade? Atuei em vários mercados como desenhista profissional, inclusive para o mercado americano de super-heróis, os comics. Eu conto com mais detalhes essa fase da minha carreira aqui neste artigo. […]

plugins premium WordPress

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.